Um dos sons mais venerados e desfrutados, que representa uma das facetas da espiritualidade da Índia e da cultura oriental indiana, é o da mrdanga.
A mrdanga teve seu advento aproximadamente quinhentos anos atrás, por meados de 1.400, quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu apareceu na Terra.
A palavra mrdanga vem das palavras “MRIT” e “ANGA” que significam “barro” e “ corpo”, respectivamente. Como se pode deduzir da definição literal, a mrdanga original é feita de barro.
Quase no final de Dvapara Yuga, quando se aproximava a entrada de Kali Yuga, o Senhor Krsna preparava-se para aparecer neste mundo na forma do Senhor Caitanya Mahaprabhu para difundir as glórias dos Santos Nomes em cada vila e cidade.
Então Krsna falou com sua flauta dessa maneira: “Minha querida flauta, novamente descerei ao mundo material, mas não nesta forma. Você deve permanecer aqui com Radharani para lhe fazer companhia. Prometi a ela que não te levaria comigo”. Ao ouvir essas palavras, a flauta começou a chorar e disse: “Meu querido Senhor Krsna, como pode me deixar aqui sozinha? Sempre estou ao teu lado e agora me deixas? Que fiz para merecer isto”?
O Senhor Krsna respondeu compassivamente que ele a levaria, mas com uma forma diferente. A flauta não se importava em trocar sua forma, ela só queria permanecer ocupada no serviço pessoal a Krsna.
Deste modo, a flauta de Krsna se transformou em uma mrdanga e veio a este mundo junto com Caitanya Mahaprabhu. No entanto, surgiu um problema, pois ninguém sabia como tocar este instrumento parecido com um tambor. O Senhor Caitanya ordenou a Gadadhara Pandita que tocasse a primeira mrdanga, mas este replicou que não tinha idéia de como fazer. O Senhor Caitanya orou para a Deidade do senhor Jagannatha e começou a ensinar Gadadhara Pandita como tocar. Ele escrevia os mantras e Gadadhara Pandita os tocava.
É muito importante estabelecer que a mrdanga não é um instrumento comum, pois ela é muito querida por Krsna e é completamente espiritual. É a encarnação da flauta de Krsna na lila de Caitanya e é considerada uma expansão do Senhor Balarama na Terra.
A mridanga é considerada o coração de um Kirtan, no Kirtan Seva o aluno aprenderá as batidas básicas, seus respectivos nomes e as combinações das mesmas e muito mais.
Faça sua inscrição!
Clique no botão ao lado e comece a aprender agora.