Um instrumento indispensável na Índia, usado no campo religioso, na música clássica entre outros.
O harmonium pode ser comparado em seu funcionamento ao acordeão, por meio de um fole o ar é bombeado para um espaço fechado, com o teclado abre-se passagem para o ar e as respectivas palhetas (“línguas” metálicas que vibram à passagem do ar sobre elas) produzem o som.
Sua origem é diferente do que muitos imaginam. Na realidade, a origem do instrumento foi um tipo de órgão utilizado em igrejas europeias durante a Idade Média, que lembrava muito um piano.
O instrumento chegou ao subcontinente indiano no século 18, com a invasão do ingleses. Lá ele passou por algumas modificações: perdeu os pedais que bombeavam o ar e ganhou um fole para ser usado com a mão, perdeu os pés e se tornou um instrumento de chão. Adaptou-se muito bem ao estilo musical indiano por ser simples de ser tocado e acompanhar muito bem a voz.
As sete notas utilizadas na escala da música clássica indiana são shadja (षड्ज), rishabh (ऋषभ), gandhar (गान्धार), madhyam (मध्यम), pancham (पञ्चम), dhaivat (धैवत) e nishad (निषाद), que são abreviadas para Sa, Ri ou Re, Ga, Ma, Pa, Dha, e Ni. O conjunto dessas notas é conhecido por ‘sargam’ – um acrônimo das consoantes das 5 primeiras notas.
Aqui no Kirtan Seva o aluno aprenderá a identificar todas as partes do harmonium, as notas, a escala de acordo com o tom de sua voz, além de mantras e melodias variadas.
Faça sua inscrição!
Clique no botão ao lado e comece a aprender agora.